APESAR - Ateliê de Pesquisa e Experimentação do Ser AtoR
O ator é um profissional comprometido inteira e inevitavelmente com o seu oficio, com o seu fazer artístico. Para que a criação artística aconteça é importante que o ator se dedique a pesquisa, a fim de ampliar e aguçar suas ferramentas de criação, suas habilidades: intelectual, sensorial, emocional e corporal.
A habilidade intelectual envolver a noção sobre história sociopolítica, cultural e artística. Envolve também conhecimentos técnicos sobre o seu campo de atuação, além de muita referência, leitura de textos dramáticos.
O sensorial e emocional do ator podem e devem ser exercitadas diariamente através da observação, é um treinamento que deve ser constante e coletivamente trabalhado para que a criação flua. Com dito por Stanislavisky:
“Em arte, o sentimento é que cria, e não o cérebro. O papel principal e a iniciativa, em arte, pertencem ao sentimento. Aqui, o papel da mente é apenas auxiliar, subordinado. A análise feita pelo artista é muito diferente da que faz o estudioso ou crítico. Se o resultado da análise erudita é o pensamento, o de uma análise artística é o sentimento. A analise do ator é sobretudo a de sentimento, e é executada pelo sentimento .”
O estudo corporal do ator pode ser desenvolvido em duas etapas: primeiro individualmente, através de exercícios físicos cotidianos que desenvolvam uma consciência sobre as capacidades e os limites do corpo. Logo em seguida, é indispensável para fluidez do jogo teatral e para a interação corporal, desenvolver a consciência do corpo do outro, além do respeito e cuidado com os corpos em cena, inclusive o próprio.
Gostaríamos de desenvolver uma pesquisa, a partir de textos pré-determinados. Queremos pesquisar o ator, o seu trabalho, a fim de ampliar nossas habilidades e por consequência a capacidade de criação e realização artística. Somos três. Três jovens atores formados na cidade de Macaé, apaixonadas pelo trabalho do ator e por tudo que ele envolve.